ULTIMAS NOTICIAS: EUA emite mandado captura a petroleiro iraniano



EUA anunciaram nesta sexta-feira que emitiram um mandado de captura do petroleiro iraniano arrestado em Gibraltar, um dia depois do território britânico ter autorizado o navio a deixar as suas águas territo
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos acusou, em um comunicado, o navio iraniano Grace 1 de servir de tráfico ilegal para a Síria, um plano orquestrado pelo corpo da Guarda Revolucionária iraniana, que os americanos consideram ser uma organização terrorista internacional.
Pouco antes de ser feito o anúncio do tribunal de Gibraltar de que o navio tinha sido autorizado a partir, os EUA o prolongamento da retenção do petroleiro.
A apreensão que foi feita a 4 de julho do petroleiro Grace 1 pelas autoridades de Gibraltar e a marinha britânica provocou uma crise diplomática entre Teerão e Londres, assim como represálias da República Islâmica que apresou três petroleiros, um deles com pavilhão britânico.
O navio foi arrestado por suspeitado de estar transportar petróleo para a Síria, violando um embargo da União Europeia, e o chefe do governo de Gibraltar, Fabian Picardo, falou na quinta-feira ter recebido a promessa escrita de Teerão de não enviar o petróleo para aquele país que esta em guerra.
Neste contexto, o porta-voz da diplomacia iraniana, Abbas Moussavi, firma que o seu país não tinha feito a tal promessa.

Fonte: Jornal O PAIS

Publicar um comentário

0 Comentários