TRISTE: MORREU AOS 95 ANOS ROBERT MUGABE, EX-PRESIDENTE DO ZIMBABWE



EX-PRESIDENTE DO ZIMBABWE  - ROBERT MUGABE 1924-2019

O antigo chefe de Estado do Zimbabwe, morreu esta sexta-feira, aos 95 anos de idade. Mugabe partiu vitima de doença prolongada, em um hospital em Singapura, rodeado pela sua família e pela sua mulher, Grace Mugabe.

A informação foi confirmada pelo Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, na rede social Twitter "com grande tristeza anuncio a morte do pai e fundador do Zimbabwe e antigo Presidente Robert Mugabe". O seu sucessor fala num "ícone da libertação", sem avançar detalhes.

"[Mugabe] Era um ícone da libertação, um pan-africanista que dedicou a sua vida à emancipação e capacitação do seu povo. A sua contribuição para a História da nossa nação e continente nunca será esquecida. Que a sua alma descanse em paz eterna", acrescentou.

Mugabe nasceu a 21 de Fevereiro de 1924. Na década de 1970 liderou uma campanha de guerrilha contra o Governo da ex-colónia britânica. Em 1979, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher anunciou que o Reino Unido reconheceria oficialmente a independência da Rodésia, como era designado naquela altura o país. Mugabe foi eleito primeiro-ministro no ano seguinte.

Robert Mugabe deteve o poder no Zimbábwe durante 37 anos, antes de ser derrubado num golpe de Estado em Novembro de 2017.
Ao longo da sua liderança, Mugabe foi deixando várias palavras polémicas. A Miramar recorda algumas delas:

"O facto de os brancos nos terem oprimido no passado quando detinham o poder jamais poderá justificar que, hoje, os negros os oprimam só porque agora detêm o poder". (1980 - num discurso pronunciado logo após subir ao poder)

"Sou o Hitler da nossa época. O Hitler que só tem por objectivo a justiça para o seu povo, a soberania do seu povo, o reconhecimento da independência do seu povo e o seu direito a dispor das suas riquezas. Se isso é ser um Hitler, deixem-me ser Hitler vezes dez". (2003 - dirigindo-se aos que denunciaram os seus métodos ditatoriais)

"O Zimbabwe pertence-me!". "Foi Deus que me nomeou e só Deus poderá destituir-me, não o MDC (partido da oposição), não os britânicos (antigos colonizadores) ". (Dezembro de 2014 - em resposta aos apelos para a sua demissão)

"Alguns dizem: «Mugabe é velho e deveria partir». Não. Quando a hora chegar eu vos comunicarei". (2014 - na sequência de rumores sobre o seu estado de saúde)

"Vocês são agora nossos inimigos porque comportaram-se como verdadeiros inimigos do Zimbabwe. Estamos cheios de cólera. Toda a nossa comunidade está encolerizada e essa é a razão pela qual os antigos combatentes passam agora a controlar a terra". (2000 - após o lançamento do projecto de reforma agrária)

- "Mandela foi um pouco longe demais na bondade em relação às comunidades não negras, mesmo, por vezes, à custa dos negros. Isso é ser muito santo, muito bonzinho". (2013)

Palavras de um líder que, esta sexta-feira dia 06 de Setembro, silenciou-se para eternidade.

Publicar um comentário

0 Comentários